iLab.Arq
última actualização:
11/07/2011

Investigação operacional em Geociências e Arqueologia aplicada à indústria do património histórico-cultural
Investigador responsável:

Promotores:
Liderado pela Dryas, o projecto "Dryas iLab.Arq" é co-promovido com três departamentos da Universidade de Coimbra (Dep. Ciências da Terra, Dep. Geografia e Dep. Ciências da Vida) e participado por outra unidade de investigação universitária (Dep. Geociências da Universidade de Évora) e duas entidades privadas de França (SERAP Claise) e do Brasil (Scientia Consultoria Científica LtdaScientia Consultoria Científica Ltda).
O projecto, situa-se na confluência de diversas áreas disciplinares (Geoarqueologia, Geofísica, Geomática, Micromorfologia, Luminescência e Bioantropologia) e tem por objectivo a realização de actividades de investigação industrial e desenvolvimento experimental, com vista à criação de processos produtivos inovadores na área da indústria do património histórico-cultural. A proposta científica baseia-se no desenvolvimento de aplicações combinadas de recursos tecnológicos avançados e tecnologias da informação com investigação fundamental state of the art nas áreas científicas envolvidas. Esperam-se ganhos muito significativos de eficiência e qualidade nas intervenções de salvamento e gestão do património histórico-cultural, com impacto directo sobre a qualificação da indústria do património histórico-cultural em Portugal, mas também sobre os sectores económicos do Turismo e das (3) Obras Públicas e Construção, ambos estratégicos para o desenvolvimento da economia portuguesa.
A natureza d projecto exige que repouse num investimento muito forte em recursos dedicados a I&DT, entre os quais as próprias instalações e equipamento científico do novo laboratório, em fase de plena instalação(!), mas também, e quiçá sobretudo, em recursos humanos especializados e know-how, incluído aqui um impacto muito importante de transferências realizadas a partir das desenvolvidas parcerias estabelecidas com os SCT universitários.
Grupo Dryas Octopetala © 2011 Todos os direitos reservados.